segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Chamada


A Chamada

Mt 4 v 18 – 22

Caminhando junto ao mar da galileia viu dois irmãos Simão, chamado Pedro e André que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhe Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante viu outros dois irmãos Tiago filho de Zebedeu e João, seu irmão que estavam no barco em companhia de seu pai consertando as redes e chamou-os. Então eles no mesmo instante deixando o barco e sue pai, o seguiram.

Chamada

Convocar certas pessoas para que se dediquem a trabalhos especiais no Reino de Deus (Rm 1.1). Também essa convocação é uma decisão divina, tomada desde a eternidade

A chamada de Deus é uma convicção interior, dada pelo Espírito Santo e confirmada pela Palavra e pela Igreja.

Não é Vontade nem Intuição, não é opção entre muitas e preciso ter responsabilidade como o Apostolo Paulo, que disse: “me é imposta a necessidade de pregar”. “Quando perdemos a capacidade de valorizar a grandeza da nossa chamada, tornamo-nos vendedores comuns, num mercado comum”, como disse John Jowett.

Creio que alem do chamado geral, Deus chama homens para trabalhos específicos.

Acredito que como nos Tempos Bíblicos Deus ainda chama hoje indivíduos para ministérios específicos, embora de forma diferente.

Exemplos de Chamadas:

A Chamada do profeta Jeremias Antecede a chamada do próprio Apostolo Paulo: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei, às nações te dei por herança” (Jr 1.5).

O Exemplo do Apostolo Paulo Ele mesmo Afirma que, desde o ventre da sua mãe, Deus o separou e o chamou pela sua graça (Gl1. 15).

Aquele que é Chamado precisa ter plena convicção da sua chamada:

Desculpas de Homens Chamados que se consideravam incapazes e indignos,

Moisés disse que não era eloqüente, sendo pesado de boca e de língua (Gn 4.10);

Gideão afirmara que a sua família era a mais pobre de Manasses, e ele era o menor da casa do seu pai (Jz 6.15);

Jeremias achava que não sabia falar, porque era um menino (Jr 1:6).

Existem Muitas Pessoas Chamadas rejeitadas pelos Homens, mas escolhidas por Deus, Isto porque Deus não vê como nós vemos: pois o homem olha para a aparência, “para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1Sm 16.7).

O próprio Deus revela a sua chamada no momento certo:

Moisés, com a idade avançada (Ex 7.7);

Paulo, durante uma campanha de perseguição aos cristãos (Atos, cap. 9).

Contudo, cada homem e mulher têm a sua própria experiência de chamada para

Compartilhar, como Paulo sempre fazia (Atos, caps. 22 e 26).

JESUS TE CHAMOU PARA UMA GRANDE OBRA

1 Jesus te chamou para padecer pelo Seu nome  -

At.9.15-16 Mas o Senhor lhe disse vai porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis bem como perante os filhos de Israel pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofre pelo meu nome.

Filipenses  4 v 10 13 "Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais,renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual já tínheis antes,mas vos faltava oportunidade.Digo isto, não por causa da pobreza,
porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.Tanto sei estar humilhado como também ser honrado;de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,tanto de fartura como de fome;assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece".

Ele estava preso Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte.Estava passando necessidades; talvez, até fome. Ainda assim, declara estar CONTENTE!  Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação?

Paulo foi um vaso escolhido AT 9v 15 Impuro At 9 1. 2Quebrantado  AT 9 3- 4  Vazio At 9 6 Purificado At 22 16 Cheio do Espírito Santo At 9 17.

2 Jesus te chamou  para  dar fruto  permanente  -  João 15.16 Não foste vos que me escolheste a mim pelo contrário eu vos escolhi a vós outros vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo conceda .

O que o Senhor nos dar  2Co 12 v 9 Sua Graça  2 CO 12 v 9 Seu Poder João 14 27 Sua Paz João 15 9 Seu Amor

3 Jesus te chamou  para  pregar o Seu  Evangelho -  I Co. 9.16 Se anuncio o evangelho não tenho de quer me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação porque ai de mim se não pregar o evangelho.

MC 16  15 E disse-lhe Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura

4 Jesus te chamou  para  ser Sua  testemunha  - At. 1:8 mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e ate os confins da terra.

5 Jesus te chamou  para  ser um bom  soldado -  2 Tm. 2:3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.

Oito indicações para um bom soldado de Cristo em 2 TM 2

V1 fortificar-se na graça  V3 estar pronto para passar por duras provações V 15 Manejar bem a Palavra V 16 Evitar falatórios inúteis e profanos V 22 fugir das paixões da mocidade V 24 Ser brando apto para ensinar e paciente  v 22 Praticar a justiça a fé e o amor  

MT 9 v 37 38 E então se dirigiu a seus discípulos  a seara na verdade é grande mas os trabalhadores são poucos Rogai pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara

Os trabalhadores devem ser pedidos a Deus

Os trabalhadores devem ser chamados por Deus

Os trabalhadores devem ser capacitado pelo Senhor

JESUS TE CHAMOU PARA UMA GRANDE OBRA

 1 - Jesus te chamou  para  curar os enfermos e expulsar os demônios -  Mt. 10.1

 2 - Jesus te chamou  para  limpar os leprosos e ressuscitar os  mortos - Mt.10.8

 3 - Jesus te chamou  para  dar pão aos  que têm  fome - Mc. 6.34-44

 4 - Jesus te chamou  para  pregar o Seu  Evangelho - Mc. 16.15 – I Co. 9.16

 5 - Jesus te chamou  para  ser Sua  testemunha  - At. 1:8

 6 - Jesus te chamou  para  ser um bom  soldado -  2 Tm. 2:3

 7 - Jesus te chamou  para  padecer pelo Seu nome  - At.9.15-16

 8 - Jesus te chamou  para  dar fruto  permanente  -  João 15.16

 9 - Jesus te chamou  para  lançar a rede em  alto mar - Lc.5.3-7 

10- Jesus te chamou  para  ser pescador de homens - Mt. 4:19-20 – Mc.1.17-18