segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Livro de Rute



O livro de Rute
Rute 1 v 16-17

 
Historicamente o livro de Rute descreve eventos na vida de uma família israelita durante o tempo dos juízes

. Geograficamente, o contexto é a terra de Moabe,a leste do mar Morto.

O restante do livro transcorre em Belém de Judá e suas vizinhanças, Liturgicamente o livro de Rute é um dos cinco rolos da terceira divisão da Bíblia Hebraica, conhecida como Os Escritos Sagrados. Cada um desses rolos era lidos publicamente numa das festas judaicas anuais. Desconhece o autor humano do livro, mas a tradição judaica atribui essa autoria a Samuel.


O livro de Rute foi escrito a fim de mostra como através do amor altruísta e do devido cumprimento da lei de Deus, uma jovem mulher moabita virtuosa e consagrada, veio a ser a bisavó do rei Davi. O livro também foi escrito para perpetuar uma historia admirável dos tempos dos Juízes a respeito de uma família piedosa cuja fidelidade na adversidade contrasta fortemente com o generalizado declínio espiritual e moral em Israel, naqueles tempos.


Esboço do livro de Rute

1° A renuncia de Rute
A Fome o Cap. 1 v1- 2 uma família Israelita ( Elimeleque; sua esposa, Noemi; e seu dois filhos ) deixam sua casa em Belém para escapar da fome e se mudam para Moabe.

Os funerais cap 1 v 3 -5 Elimeleque morre, e seus filhos casam-se com moabitas. Dez anos mais tarde, os filhos morrem, e agora Noemi e suas noras estão viúvas.

As despedidas cap. 1 v 6-16 A despedida de Noemi : ouvindo que ha alimentos abundante em Belém, Noemi decida voltar a sua terra natal. Suas duas noras começam a viajar com ela O desespero de Noemi , uma triste e quebrantada Noemi gentilmente insiste com suas noras Orfa e Rute, a retornar a Moabe e começar a vida nova. Orfa assim faz mas Rute permanece com Noemi .

 A fé cap 1 v 16-18 Rute promete acompanhar sua sogra e fazer do Deus de Noemi o seu Deus.

A Frustração Cap. 1 v 19 -22 Chegando a Belém, Noemi diz a seus velhos amigos que não a chame de Noemi que significa alegria mas de Mara que significa amarga.

 2° A colheita de Rute:

A Missão de Rute cap.2 v 1- 2 Rute oferece-se para colher a sobra dos grãos dos campos de alguns fazendeiros gentil, para que ela e Noemi tenha algo que comer .

O encontro com Boaz cap. 2 v 3-17 quando Rute se prepara para colher grãos, ela escolhe um campo que pertencia a um homem rico chamado Boaz. Ele chega e pergunta sobre Rute. Boaz diz a ela para ficar em seu campo e louva Rute por sua bondade para com Noemi.  Boaz convida Rute a comer da comida que ele dá a seus ceifeiros . Boaz instrui seus trabalhadores a deixar bastante espigas e cevadas no campo de Rute. Ao retornar para casa Rute conta a Noemi sobre a bondade de Boaz Noemi bendiz Boaz e diz a Rute que ele é um parente próximo que pode casar-se com ela

 O Descanso de Rute cap. 3 v1-18 desejando prover um lar para Rute Noemi da a Rute instruções para se apresentar como possível esposa diante de Boaz. Ela envia Rute para encontra Boaz na eira Rute deve esperar ate que Boaz termine sua refeição e se deite , então ela se deitara a seus pés.

 No meio da noite Boaz assustado acorda e encontra Rute deitada a seus pés Rute então pede que ele estenda a sua capa como remidor de sua família. Boas explica a Rute que existe um parente mais próximo do que ele. Se esse homem não quiser casar com ela, ele casara . Boaz pede que Rute fique ate o amanhecer e saia escondida, para que sua missão não seja mal interpretada por testemunhas. Boaz envia Rute para casa com seis medidas de cevada. Noemi assegura Rute que Boaz não descansara até levar a termo o pedido dela.

 3° A Negociação sobre Rute cap. 4 v 1-22
A porta da cidade Boaz encontra-se com outro remido da família e dez lideres de cidades. Os direitos do remido da família Boaz lembra ao outro remido da família que ele tem prioridade de compra as terras de Elimeleque. O homem está interessado, mas Boaz  acrescenta que o comprador também deve casar com Rute. O outro remido da família recusa-se compra a terra, uma fez que isto colocaria sua própria terra em risco. O remido da família oferece a Boaz a terra e valida a transação dando seu calçado. Rute torna-se esposa de Boaz e da á luz um filho. As mulheres de Belém lembra Noemi da bondade de Deus . No plano maravilhoso de Deus Boaz e Rute se torna bisavós do Rei Davi.

Quatro pessoas interessantes no livro de Rute:

 1°Pessoa:

Boaz uma figura para Cristo.

Ele foi o resgatador de Rute
Rute 4:9 Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,

 As atitudes de Boaz para com Rute:

 1° Ele Foi amável com ela
Rute 2:8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.

 2° Fez com que descansasse e comesses
Rute 2:14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.

3° abasteceu-a ricamente
Rute 2:15-16 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis. E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

4° uniu-se a ela
Rute 4:10 E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.

 2° Pessoa:
Rute Uma figura para igreja. Ela escolheu o seu resgatador.

 A decisão de Rute:

1° Foi uma decisão difícil:
Muitas decepções estava atrás dela
Ela não pertencia,como Noemi, ao povo de Deus Rute 1 v 4
Sua própria sogra tentou faze mudar de ideia Rute 1 v 11

 2° Foi uma decisão boa:
Foi uma decisão clara e firme
Rute 1:16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Ela queria pertencer a qualquer preço ao povo de Deus
Rute 1:18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

Escolheu o melhor fim morrer com os crentes
( Rute 1 v 17 onde quer que morreres, morrerei eu)

 3° Foi uma decisão que trouxe rica recompensa:
A terra de sua escolha lhe trouxe fartura
Ela encontrou um lar e um marido piedoso
Ela tornou-se ancestral de Cristo

 4° Foi uma decisão que muito nos ensina:
Devemos escolher o povo de Deus, mesmo que signifique pobreza
Devemos seguir apenas ao Deus de Israel
Uma decisão da qual jamais devemos volta atrás

 As atitudes de Rute:

 1° Ofereceu-se para trabalhar
Rute 2v2 E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha

2° atuava no lugar certo
Rute 2v8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.

3° Deixou tudo: sua terra e a casa dos pais
 Rute 2v11 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.

4° Buscou em Deus o seu refúgio
Rute 2v12 O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

1° Banhou-se
Rute 3:3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.

 2° Ungiu –se com óleo
Rute 3:3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.

 3° pós seu melhor vestido
Rute 3:3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.

 3° pessoa:
Orfa Uma figura para as pessoas que voltaram atrás
Rute 1:14-15 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século 13 a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe.
Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um povo que estava freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a oeste.

Origem
Segundo a Biblia (Gênesis 19.30-38), deu-se origem o povo Moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha de Ló, Sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra. Depois de ser tirado de Sodoma pelos anjos, Ló não achou mais lugar para viver nas cidades, especialmente Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma caverna. Sua filha mais velha em uma conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai, coisa que o povo da época, levava muito a sério. Elas embebedaram o pai e as conceberam cada uma, um filho do próprio pai. A mais velha gerou Moabe, origem do povo Moabita e a mais nova gerou Ben-Ami, patriarca do povo de Amom.
Por ser Ló, sobrinho de Abraão, isso explica o porque dos Moabitas serem aparentados dos Hebreus, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.

Religião
A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita  e em nomes próprios tais como já anteriormente mencionados..
Durante uma campanha militar dos Reinos de Judá, Edom e Israel contra Moabe o rei mesa de Moabe desesperado diante da derrota teve como última alternativa sacrificar a seu deus Quemos o seu filho(II Reis 3: 26-27):
Desesperado, ouvindo os gritos de guerra dos israelitas e seus aliados do outro lado dos muros da cidade, Mesa olhava em volta e procurava uma maneira de escapar daquela situação. Tentou enviar setecentos homens que haviam sobrevivido ao ataque para romper as linhas inimigas, de modo que pudesse fugir para a Síria. Não deu certo. Só lhe restava mesmo o auxílio sobrenatural. Após proferir uma breve prece, Mesa imolou seu filho e herdeiro do trono nas muralhas da cidade, como um sacrifício a Quemos, seu deus. Aterrorizados com a cena, os israelitas fugiram.
Em Nm 25:3 e noutras passagens, Baal de Peor é mencionado provavelmente como uma deidade moabita local. O nome da deusa Ashtar também é mencionado na Pedra Moabita e na coluna de Balu‘a, encontrada em Balu‘a e apresentando um deus semelhante a uma deidade egípcia. 2Rs 3:27 confirma que os moabitas ofereciam, ocasionalmente, aos seus deuses alguns sacrifícios humanos.


 4° pessoa:
Noemi uma figura para as pessoas que caíram mas foram restauradas.
Rute 1:20-22 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal. Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.