quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A igreja do Deserto


MT 3 v 1- 17



MT. 3v 1 E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.



Igreja = Ecclesia é uma palavra latina, que quer dizer "igreja", atualmente, mas que significou, originalmente, "curral" ou "abrigo de ovelhas". Trata-se de uma palavra muito difundida no Cristianismo, em que os fiéis são chamados de "ovelhas", que são cuidadas pelos "pastores". O conjunto dos cristãos que se reúnem regularmente em uma igreja também é chamado de igreja, assim como o total dos cristãos de uma mesma igreja.

Ecclesia é um chamado para fora, uma reunião popular, uma congregação religiosa

A igreja do deserto não tem medo de concorrência, não tem fantasias, não se preocupa com luxo. A igreja do deserto vive crendo sempre num milagre. João Batista era o pastor da igreja do deserto, no decorrer desta mensagem vamos ver algumas qualidades da igreja do deserto que nós não podemos perder.

1° A igreja do deserto tinha mensagem.

MT 3v 1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

O pastor João Batista foi um pregador determinado cuja o tema de sua mensagem foi o arrependimento, foi um destemido confrontador foi o mensageiro desgnado por Deus para anunciar a chegada de Jesus.

 O que o pastor João Batista pregava?

A)   MT 3v 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Ele pregava arrependimento

Arrependimento segundo a  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Do grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), arrependimento quer dizer Mudança de Mentalidade.

Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.

Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser

Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

B)   MT 3 v 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

O Pastor João Batista pregava a vida de retidão diante de Deus.

Retidão Qualidade de reto. 2. Legalidade, legitimidade. 3. Integridade de caráter

Gênesis 17:1Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

A palavra perfeito no sentido original significa integro e a interpretação da palavra integro quer dizer ineiro seja integro anda na minha presença e sê integro, essa palavra andar da um sentido de uma coisa dinâmica e não de uma coisa estática. Não é ele foi sincero, não é ele está sendo sincero. Mas exatamente ele tem que ser sincero, antes durante e depois .

Segundo o Dicionario da Língua Portuguesa de Laudelino Freire, a palavra vem do latim integritas e quer dizer inteireza física inteireza moral retidão.

A raiz da palavra é integer que significa inteiro completo perfeito

Uma pessoa íntegra não é dividida (o que é duplicidade) nem fingida (o que é hipocrisia). È inteira a vida é harmoniosa e todas as coisas operam em harmonia. Pessoas de integridade nada têm a esconder e nada temem. Suas vidas são como livros abertos São inteiras.

Ser sincero é portanto expressar sem fingimento e disfarces os seus semtimentos e as suas idéias. É uma pessoa verdadeira franca e leal

C)   MT 3 v 6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

A mensagem que o pastor João Batista pregava criava no povo o desejo de abandonar o pegado.

1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

IS 55:7Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

2° O pastor da igreja do deserto era simples.

Mateus 3:4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

O pastor João Batista não estava preocupado com a beleza externa, e sim, com a pureza interior.

Contudo, o pastor do rebanho do Senhor não deve viver parecendo um louco, desleixado. A himildade de João era para reconhecer a soberania de Jesus em sua vida .

3° Jesus congregava na igreja do deserto

Mateus 3:13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

O maior problema de muitas igrejas é que Jesus não congrega nela.

A igreja que Jesus não congega é como uma associação é como um sindicato é como uma empresa cujo objetivo é o lucro financeiro ha igreja que o homem é o início o meio e fim .

A igreja que Jesus congrega não existe derrota , tresteza, frieza

4° A igreja do deserto deus podia Falar.

Mateus 3:17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Como Deus falou nos dias do antigo testamento

1 Deus falou por revelação direta (GN 12 1-3)

2 Falou por meio de sonhos (GN37 6-11)

3 Falou por meio de sua palavra escrita (EX 20)

4 Falou por meio dos Profetas (HB1 v 1)

5 Falou por meio de circunstâncias

6 Falou por meio de Anjos ( JZ 6 11-12



Como Deus fala Hoje

1 A maneira principal pela qual Deus Fala hoje é por meio de sua palavra (SL 1)

A revelação escrita é verdade progressiva a respeito de Deus anunciada pelo próprio Deus (2TM 3v 16)Ao meditarmos na palavra de Deus com um pedido ou decisão Ele fala conosco



2 Através do Espírito Santo (AT13v 2)Na verdade a maneira principal pela qual Jesus Falouno Novo Testamento  foi pelo Espírito Santo hoje Deus fala ao nosso espírito pelo Seu Espírito que vive habita e permanece em nós



3 Através de pessoas nas mãos de Deus Às vezes Ele usa a simplicidade das crianças



4 Uma quarta maneira como Deus nos fala é por intermédio de circunstâncias . Situações diversificadas em nossas vidas Observações , leitura ,acontecimentos inesperados



1 Ouça a Deus com expectativa

Precisamos chegar diante de Deus com expectativas precisamos esperar que ele fale conosco em toda a escritura temos promessa de que Deus falara conosco mas se duvidarmos teremos dificuldade de ouvir Sem Fé é impossível agradar a Deus

A expectativa depende da confiança o exemplo do profeta Elias no Monte Carmelo Elias esperava que Deus respondesse porque ele havia respondido fielmente no passado



2 Ouça Deus em silêncio

SL 46 v 10 Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus Se quisermos ouvir a Deus precisamos nosaquietar e deixar que ele fale



3 Ouça a Deus confiantemente

Precisamos ter confiança quando ouvimos a Deus Nem sempre Ele falara o que queremos ouvir mas valara o melhor



4 Ouça a Deus dependentemente

Ao nos chegarmos a Deus precisamos fazê-lo com reconhecimento de que somos totalmente dependente do Espírito Santo como nosso mestre da verdade



Vamos ouvi-lo verdadeiramente

Com expectativa , em silencio , pacientemente, ativamente , confiantemente, dependente , atentamente , abertamente, cuidadosamente, submissamente, reverentemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário