terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Espírito e a Esposa


AP 22:17 -  E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

 GN 1:1 - NO princípio criou Deus os céus e a terra. GN 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

A disciplina que ensina sobre o Espírito Santo é denominada de Pneumatologia ou Paracletologia A palavra Pneumatologia deriva da palavra grega Pneu= sopro ou algo relativo ao ar e logia = ciência Resumindo pneumatologia é o estudo do sopro de Deus espírito A palavra Paracletologia deriva da palavra grega Paracletos ou Paraclitos = Consolador Intercessor Encorajador Advogado

O Espírito Santo não é

Ele não é uma influência, uma energia imperceptível, um mero poder pessoal, uma força ativa, uma teoria, uma pretensão de fanáticos, uma mágica, uma imaginação dos escritores canônicos

O Espírito Santo é uma pessoa por que

Fala , opera milagres , proíbe , ora , consola , ensina , conhece, guia , intercede, possui sensibilidade

Tem nome

Espírito de Deus Espírito de Cristo Espírito Santo Espírito de Vida Espírito de Adoção Deus Onisciente, Onipotente, Onipresente, Consolador Intercessor

Ele é onipotente possui todo poder

Ele é onisciente omnes = tudo sciente = ciência estas duas palavras latinas esclarecem bem o termo ele sabe todas as coisas

Ele é onipresente está presente em toda a parte

Figuras que representa o Espírito Santo (Símbolos do Espírito Santo)

Fogo 

Fala de sua grande força em relação ás diversas maneiras de sua operação em nós, O fogo queima, o fogo consome, o fogo limpa, o fogo amolece, o fogo endurece o mesmo fogo que amolece a cera, endurece o barra o fogo esquenta O Espírito qual fogo torna a alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seus serviço, O fogo ilumina

Vento

 O vento é invisível porem é real não podemos tocar nem compreender, mas o sentimos a palavra pneuma que é usada em referência ao Espírito Santo é também traduzida por Vento Ar ou Fôlego

Água como chuva ou fonte

Água viva HB 10:22 - Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

A água fertiliza e faz prosperar

A água não é comerciável IS 55:1 - Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

A água é indispensável à vida a água rio e chuva representa o poder renovador restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo (Mas Derramarei o meu Espírito)

Óleo Azeite

Óleo derramado é considerado símbolo do Espírito porque era usado no ritualismo do Antigo Testamento correspondendo á operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação.

Aplicação simbólica do óleo azeite LV 14:17 - E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;

Azeite na orelha habilitação para ouvir a vos de Deus (quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz)

Azeite na mão habilitação para o trabalho de Deus

Azeite no pé habilitação para andar nos caminhos do Senhor

Azeite no rosto brilho da alegria Espiritual

Azeite em outras vasilhas bênção para outras pessoas

Azeite nas feridas símbolo de restauração pelo Espírito Santo

Era proibido usar Óleo Sagrado para fins particulares O Espírito Santo não pode ser usado Ele usa os servos de Deus

Pomba

Foi Deus que primeiro usou a pomba como símbolo do Espírito Santo Ela na simbologia bíblica fala de brandura doçura amabilidade inocência suavidade paz pureza simplicidade paciência velocidade

Chuva

É possível se notar algumas semelhanças entre o Espírito Santo nas suas operações como símbolo chuva chuva de bênçãos

A chuva prepara a terra quebra os torrões, A chuva acerta e plaina a terra os irmãos torrões sempre são oposição não dão o braço a torcer e há também os sabichões que sempre têm o dom de criticar, mas o Espírito como chuva vem sobre eles

A chuva faz produzir a erva verde e toda a vegetação sem chuva não há produção da mesma forma acontece com uma vida sem as operações do Espírito Santo

A primeira parte de Gênesis apresenta uma sena tenebrosa À terra uma massa informe vazia e escura (terra Caótica)

O Espírito movendo-se o Espírito na criação o Espírito ornamentando o Espírito deu vida ao universo e isto que o Espírito faz no novo nascimento é Ele quem dá vida Espiritual a um individuo e a uma igreja

O Espírito dinâmico nos líderes

José do Egito Capacidade para revelação do ministério sabedoria para administra

Moisés autoridade para liderar estudando o Pentateuco encontramos várias vezes envolvido pela Glória de Deus em IS 63v11 encontramos que Moisés era cheio do Espírito Santo

Nos setenta anciãos foi claramente reconhecido que o Espírito que habitava em Moisés se havia transportado para os setenta anciãos

Josué autoridade Divina para comandar

O Espírito Santo em Jesus Cristo

No nascimento de Jesus No batismo de Jesus na tentação de Jesus no ministério de Jesus na crucificação na ressurreição e na ascensão

Com estas referências vimos que é possível vencer qualquer ataque de Satanás estando cheio do Espírito Santo.

AP 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

A ultima menção do Espírito Santo na bíblia mostra-o levando a esposa a convidar todos os que quiserem a salvação a virem a Cristo a igreja está capacitada pelo poder do Espírito Santo a levar a efeito a evangelização do mundo

A esposa

CT 4:7 - Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. CT 4:8 - Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos. CT 4:9 - Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço. CT 4:10 - Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias! CT 4:11 - Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. CT 4:12 - Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.

O amor de Salomão pela Sulamita contado em Cantares tipifica o amor de Cristo pela igreja a descrição que o noivo da de sua noiva é uma das passagens mais belas deste livro que no hebraico é chamado de Cântico dos cânticos isto é o mais sublime dos cânticos

1º A beleza da noiva

Ela é toda formosa v 7 A Sulamita era bela e sem defeito manchas também pode referir-se a maculas morais ela portanto é física e moralmente pura

Seu olhar arrebata o coração do noivo v 9 A noiva amada de Salomão deteve e cativou o seu coração

Ele é chamada de irmã expressão que é usada para denotar a pureza desta relação v 9 irmã aqui significa amada e esposa significa noiva

O amor da noiva é belo v 10

2º Sua relação com o noivo

É um jardim fechado v 12 Exclusividade do amor do noivo ela é exclusivamente do seu amado CT 2:16 - O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. O amor que os dois enamorado têm um pelo outro é genuíno e fiel não há desejo nem espaço para outra pessoa 1JO 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1JO 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1JO 2:17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O amor do mundo é adultério espiritual e idolatria Gomer vai atrás de outros homens ao passo que Israel corre atrás de outros deuses Gomér comete prostituição física Israel prostituição espiritual

A Noiva de Cristo

Afigura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia.

A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus: 

EZ 16 8- 14 Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.

O mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na carta de Paulo aos efésios: 

Ef 5 25 27 32 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.... Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

Costumes de Casamento na Época da Bíblia

Antes de examinar alguns outros trechos bíblicos, observemos algumas informações históricas sobre costumes de casamento nos tempos bíblicos. O processo do casamento envolvia várias etapas, incluindo:

O Desposório. O primeiro passo oficial ao casamento foi um compromisso assumido pelo casal (muitas vezes arranjado pelos pais) em que se prometeram um ao outro. Assim Maria foi desposada com José (Mateus 1:18).

Presentes foram dados à noiva e à sua família pelo noivo ou sua família (veja Gênesis 24:52-53). Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até os dias de hoje. Jacó serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se com Raquel (Gênesis 29:18-20).

Um Intervalo de Espera antecedeu o casamento. Durante este tempo, era importantíssimo manter a pureza e que a noiva se preparasse para o seu noivo. Caso contrário, poderiam romper o relacionamento sem completar o processo do casamento (veja Mateus 1:18-19).

As Bodas ou Banquete Nupcial começava quando o noivo chegou à casa da noiva para levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e jóias especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. A festa das bodas tipicamente durava uma semana (veja Gênesis 29:21-23,27; Juízes 14:17; Mateus 25:1-13). A partir das bodas, os dois, agora uma só carne, morariam juntos.

Consideremos essas etapas em relação ao simbolismo bíblico.

O Casamento de Cristo e a Igreja

Podemos relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas acima. Jesus veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós, também, prometemos ser fiéis a ele quando nos convertemos ao Senhor. Dessa forma, tanto Cristo como o povo dele assumem o compromisso do desposório.

Da mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele comprou a igreja com o seu próprio sangue “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

A nossa situação atual bem se descreve como um intervalo de espera. Mesmo se já tenhamos entrado em comunhão com o Senhor, ainda não fomos levados à habitação eterna na presença dele. Por esse motivo, diversos trechos no Novo Testamento enfatizam a necessidade de nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer voltar e encontrar a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Ele se sacrificou para santificar e purificar a igreja (Efésios 5:26), e quer que os seus discípulos se mantenham santificados (João 17:17, 19). Se ele nos achar infiéis, não nos levará às bodas, nem ao lar eterno com ele.

Ainda esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial. João, um dos apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos em um período de perseguição com a esperança de participarem do casamento do Cordeiro:

AP 19 7- 9 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas às bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

Ele falou da noiva preparada e da esperança de morar eternamente com Deus, o perfeito marido: 

AP 21 2-3 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

Como a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua esposa para sempre.

A Noiva Adornada para o Seu Esposo

Todo o simbolismo do casamento do Cordeiro com a igreja apresenta um belo conto romântico, mas há muito mais nessa história. As Escrituras servem para nos habilitar “para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Toda essa história de uma noiva esperando a chegada do noivo serve, também, para nos instruir. A ênfase de textos como Ezequiel 16 e Efésios 5 está no adorno da noiva. Consideremos algumas mensagens importantes:

A beleza da noiva vem do noivo!

Não é assim nos casamentos humanos que nós conhecemos. A noiva escolhe o vestido, arruma os cabelos e faz tudo para chegar à cerimônia adornada para agradar o noivo. Mas toda a beleza da noiva de Ezequiel 16:1-14 veio do marido. Deus encontrou Israel como uma menina recém-nascida abandonada pelos próprios pais. Ele cuidou dessa menina durante anos e, quando ela cresceu, casou-se com ela. Ele a lavou, e a vestiu com as melhores roupas. Colocou nela enfeites e jóias finas. Deu-lhe os melhores alimentos, e ela se tornou absolutamente linda. Deus disse “... pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti”

Esse fato é fundamental na doutrina bíblica da salvação pela graça. A beleza da noiva depende do noivo. A beleza da igreja vem de Cristo. Ele se entregou para santificar e lavar a igreja, EF 5 27 “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”

Jesus quer uma igreja composta de pessoas santas.

Numa cerimônia de casamento, o momento mais especial é a entrada da noiva. O noivo espera ver a sua noiva resplandecente entrar para fazer um pacto solene com ele. Imagine a noiva entrando usando um vestido sujo e rasgado, com seus cabelos totalmente desarrumados, e com lama no rosto. O noivo, provavelmente, sairia correndo! E se Jesus voltar e encontrar a sua noiva suja e usando roupas rasgadas e manchadas? Ele quer um povo santo que demonstra a sua santidade no seu proceder no dia-a-dia

Nem todas as igrejas agem como uma noiva pura. Considere as igrejas da Ásia.

A congregação em Éfeso não aceitava homens maus e mentirosos, mas abandonou o seu primeiro amor e caiu (Apocalipse 2:2-5).

Em Pérgamo, a igreja conservava o nome do Senhor e não negou a fé, mas tolerava os que ensinavam falsas doutrinas (Apocalipse 2:13-15).

 A igreja de Tiatira era dedicada e ativa em obras, mas tolerava a falsa profetisa, Jezabel (Apocalipse 2:19-20).

Em Sardes, a igreja tinha uma reputação de ser viva, mas estava morta (Apocalipse 3:1-4).

A congregação de Laodicéia tornou-se morna (Apocalipse 3:15-19).

 O livro de Apocalipse contém cartas aos anjos de sete igrejas. E se tivesse mais uma: “Ao anjo da igreja em Jd. Dos Manacas, o que diria esta carta?

Jesus elogiaria a fidelidade e dedicação da igreja, ou teria uma lista de queixas? Coletivamente, a congregação prega e pratica a verdade? Louva a Deus conforme a palavra dele? Rejeita doutrinas falsas?

É uma igreja “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”? Antes de dar uma resposta definitiva, lembre-se de que a igreja é composta de pessoas. Individualmente, falamos e vivemos conforme a verdade? Somos seguidores de Cristo ou seguidores do mundo? Buscamos a prosperidade espiritual ou material? Usamos a palavra de Deus como espelho para corrigir as nossas vidas, ou imitamos o mundo? Somos santos, como Deus é santo?

“Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.... São estas as verdadeiras palavras de Deus” (Apocalipse 19:9).

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